Neste artigo…
-
-
Todos os menores que tenham entre 4 e 12 anos podem viajar sozinhos com a condição de que estejam acompanhados. Este serviço de acompanhamento de menores deverá ser previamente reservado com a companhia aérea. Os menores viajarão como UM (Unaccompanied Minor, menor não acompanhado) e estarão sob a responsabilidade do pessoal da companhia aérea durante todas as etapas da viagem.
Trata-se de um serviço extra cujo valor do pagamento pode variar segundo a duração da viagem e do número de escalas. Deverá ter em conta que algumas companhias - especialmente British Airways e as Low Cost como Ryanair, Easyjet e Vueling - não oferecem este serviço.
Como reservar?
Se deseja reservar o serviço de menor não acompanhado, deverá selecionar a caixa "passageiros com requisitos especiais" no momento da compra. Se não aparecer a opção, significa que a companhia aérea com a qual está fazendo a reserva não oferece este serviço.
O que fazer no aeroporto?
O pessoal da companhia aérea se responsabilizará do menor desde o momento da faturação, passando pelos controlos de segurança, fronteiras e sala de embarque. Recomendamos ao pais ou tutores legais que permaneçam no aeroporto até o momento da decolagem do avião.
Ao chegar no destino, o pessoal de terra do aeroporto se responsabilizará da saída do avião, do controlo de fronteira e recolhida da bagagem, até o momento no qual o menor é entregue à pessoa indicada no destino final.
Os passageiros que tenham entre 12 e 17 anos - legalmente considerados menores - podem viajar sozinhos, mas também podem solicitar o serviço de acompanhamento se assim o desejam. Outras companhias não permitem que menores viajem sozinhos, por isso é obrigatório que consulte as condições específicas de cada companhia antes de confirmar a compra.
Precisas de mais assistência?