Neste artigo…
-
- Principais sugestões para se proteger ao reservar as suas férias online
- Phishing (o roubo de identidade pelo e-mail)
- Vishing (o roubo de identidade pelo telefone)
- Website falso
-
Na Opodo, fazemos da segurança dos nossos clientes uma prioridade. Esforçamo-nos para manter todos os nossos clientes seguros online, e revemos constantemente os nossos protocolos de segurança de dados.
Caso necessite de assistência, ou esteja preocupado com a sua segurança, contacte a nossa equipa de apoio ao cliente:
Principais sugestões para se proteger ao reservar as suas férias online
- Lembre-se que nunca o iremos contactar a solicitar-lhe detalhes sobre a sua palavra-passe ou início de sessão. Caso receba pedidos relacionados com estas informações, contacte-nos o mais depressa possível.
- Sugestões de palavras-passe:
- Utilize uma palavra-passe extensa
- Altere a sua palavra-passe regularmente
- Utilize números, símbolos e maiúsculas
- Certifique-se de que a sua palavra-passe não é fácil de adivinhar - não utilize o seu nome ou aniversário
- Esteja atento a esquemas habituais. Familiarize-se com os tipos de fraude mais comuns, que incluem:
Phishing (o roubo de identidade pelo e-mail)
O Phishing diz respeito ao envio por parte de criminosos de e-mails fraudulentos, muitas vezes disfarçados de uma organização fidedigna, para levar os clientes a fornecer informações confidenciais.
Como funciona o phishing:
- Irá receber um e-mail que parece autêntico de uma pessoa ou empresa conceituada
- O e-mail irá pedir-lhe que clique numa ligação para mais informações
- Ser-lhe-á pedido para transferir um ficheiro ou software que irá pôr em risco as suas informações pessoais
Como evitar o phishing:
- Nunca forneça informações pessoais em resposta a um pedido não solicitado
- Nunca clique na ligação indicada num e-mail caso suspeite que possa ser fraudulenta
Vishing (o roubo de identidade pelo telefone)
Os criminosos que utilizam o vishing roubam informações confidenciais ao contactar os consumidores pelo telefone, muitas vezes disfarçados de uma organização fidedigna.
Como funciona o vishing:
- Irá receber um telefonema inesperado sobre uma situação que diz respeito a uma compra, reembolso ou cartão de pagamento
- De seguida, ser-lhe-á solicitado que forneça informações pessoais
Cómo evitar o vishing
- Nunca forneça informações pessoais quando o contactarem telefonicamente
- Tenha em atenção que o Identificador de chamadas pode ser utilizado para o enganar sobre quem está efetuar a chamada
Website falso
Ataque a um website que altera o aspeto visual do site ou de uma página Web. Os criminosos irão anunciar bens ou serviços que não existem ou dos quais não são proprietários, ou irão tentar imitar websites existentes para parecerem autênticos.
Como funciona o website falso:
- Os criminosos irão criar um website falso que parece autêntico
- Os criminosos irão persuadi-lo a enviar o pagamento, mas os bens que comprou nunca são enviados
Como evitar:
- Utilize motores de pesquisa conhecidos para garantir que os websites de compras são autênticos. Nunca siga uma ligação num e-mail inesperado.
- Nunca faça compras num site que não tenha "https" no início do URL, e procure igualmente o ícone de um cadeado fechado. Isto indica que o website é seguro.
- Antes de efetuar compras online, investigue um pouco o vendedor para verificar se é autêntico, e evite os que têm uma classificação baixa. A Google dispõe de um serviço para verificar a classificação de segurança do URL. Pode encontrá-lo em: https://transparencyreport.google.com/safe-browsing/search
- Se encontrar um website suspeito que nos imite, entre em contacto connosco.
Precisas de mais assistência?